O campo da contabilidade historicamente dominado por homens, tem visto um aumento no número de mulheres últimos anos. Entre 1996 e 2021, o número de mulheres na contabilidade aumentou de 27,45% para 43%. A presença feminina neste mercado deverá continuar a crescer. Além do grande crescimento, as mulheres hoje em dia já ocupam cargos estratégicos nas empresas, também chefiaram os departamentos dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) e chegaram ao cargo de vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

No Brasil, o estado com o maior índice de contadoras é São Paulo. São mais de 63.151 mulheres no poder. O segundo estado com maior participação nesse quesito é Minas Gerais, que registrou 23.857 contadores, seguido pelo Rio de Janeiro em terceiro lugar com 23.106 – indicando o papel principal da região Sudeste nesse quesito. Os dados são do Conselho Federal de Contabilidade.

A expectativa atual é que nos próximos 05 anos consigamos aumentar a participação das mulheres contadoras no mercado contábil em termos de número de entradas atuais e sua participação na formação acadêmica. Pois na sala de aula, elas já representam mais da metade das classes em busca de qualificação profissional. Isso se deve às suas fortes características de aperfeiçoamento e dedicação ao trabalho.

É preciso falar sobre a importância desse tema nos dias atuais, pois mesmo que entendamos o cenário satisfatório da mulher ingressar na contabilidade, ainda existem diversas situações conflitantes e desafiadoras em nossa sociedade, como diferenças salariais, assédio e discriminação.

Embora o cenário sobre a presença de mulheres na contabilidade seja extremamente crescente, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. Claro que também é possível identificar vários nesse cenário, dentre eles podemos destacar: assumir diferentes papéis, lidar com preconceitos, dificuldade de se posicionar por insegurança ou timidez e, principalmente, provar sua competência e valorização no mercado.

É fundamental continuarmos atuando com foco em estimular e valorizar a presença da mulher no mercado contábil, criando novas oportunidades, descobrindo potencialidades e competências que farão total diferença, seja em associações e conselhos de classe ou no seu negócio projeto. Isso também ocorre nas organizações como um todo.

Com respeito, ética e empatia, conseguimos ampliar as oportunidades de mercado sem discriminação de gênero, focando única e exclusivamente no cliente, que é e deve ser sempre o centro das atenções.

Fonte: empreendedor.com.br e fortestecnologia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *